Como editar Reels no Instagram é uma das habilidades que, tanto produtor de conteúdo quanto empreendedores precisam desenvolver. Afinal, é o formato que o Instagram tornou padrão para todos os tipos de vídeos postados na plataforma.
Além disso, o Reels é o formato que está gerando mais alcance orgânico. Ou seja, sem precisar pagar pelo impulsionamento do post. Por isso, eu vou trazer neste texto minhas sobre como editar Reels de forma mais eficiente. Portanto, fique até o final para entender o processo.
Onde editar Reels
É importante lembrar que é possível editar Reels com as ferramentas oferecidas pelo próprio Instagram. Mas, pela minha experiência, elas são muito limitadas e sempre existe o risco de dar bug na hora de publicar e todo o seu trabalho de edição ser desperdiçado.
Para você conferir o resultado dos meus Reels, você pode acessar um dos meus perfis o A Vida Em Salvador. Como você perceberá, eles possuem dezenas e alguns até centenas de milhares de views. E nenhum deles foi feito direto no Instagram.
E tem uma razão para isso: eu posso exportar para a galeria da câmera e também postar no TikTok e Kwai, que possuem dinâmicas semelhantes ao Reels.
Por isso, eu indico fortemente que você use o CapCut. Está disponível tanto para Android quanto iOS. Ele oferece diversas ferramentas que, em poucos minutos, você consegue mexer. Além disso, tem uma das melhores características para um aplicativo gratuito: ele permite que você delete a assinatura do aplicativo, deixando o vídeo ainda mais profissional.
Caso você queira fazer um clipe dinâmico, onde fotos e vídeos acompanhem as batidas da música, por exemplo, o Beatleap, disponível só para iOS. Este foi através dele.
Mas eu acredito que o CapCut seja o melhor em 99% das vezes que você for editar um Reels. Mas o InShot também é uma boa alternativa, mas o CapCut já está plenamente adaptado pois foi pensado para edições do TikTok.
Como editar Reels com fotos
Você só tem fotos, mas quer transformar em vídeo para postar como Reels. É totalmente possível. Afinal, os programas de edição como Adobe Premiere permitem isso há anos e com o CapCut isso também é totalmente possível.
A preocupação que você terá é observar se
- As fotos estão em alta resolução;
- Formato 9:16. Caso não esteja, será necessário ajustar na tela do aplicativo;
- Se a sequência das fotos fará sentido para o público.
Se estiver tudo certo, basta reunir as fotos no CapCut, mover a aba de cada foto para determinar a duração de cada uma. Além disso, é possível adicionar textos, transições, trilha sonora e outras funcionalidades antes de exportar como vídeo no botão que fica no canto superior direito.
Dicas para criar Reels mais rápido
Certa vez eu li uma frase que serve para o meu trabalho: a edição começa na gravação. Ou seja, vale montar um roteiro sobre o que você vai gravar. Desta forma, você ganhará tempo, pois os cortes provavelmente serão menores caso resolva filmar sem saber direito o que fazer.
No meu caso, eu seleciono um local de Salvador. Seja para o canal do YouTube ou para o Reels, eu pesquiso mais sobre o bairro ou imóvel.
Como o foco deste texto é o Reels, lembre de sempre filmar em modo retrato, ou seja, com o “celular em pé”. É o formato que proporciona maior imersão, pois o vídeo estará em tela cheia e adequado ao formato preferido pelo Instagram.
Mas caso queira no modo paisagem, é possível. Basta se preocupar no CapCut em colocar um fundo criativo e um título chamativo para ajudar no espaço que este “formato deitado” deixa no vídeo.
Mesmo que o Instagram transforme automaticamente vídeos de longa duração em Reels, eu sempre faço com menos de 1 minuto. Afinal, este é o limite padrão para o Instagram distribuir o conteúdo para quem não segue o perfil.
Pensando neste limite, eu gravo trechos de poucos segundos e já pensando em aproveitar o máximo deste trecho. Afinal, se eu cortar pouca coisa, mais rápido terminarei o trabalho.
Caso precise narrar o vídeo, eu aconselho você usar a locução em segundo plano principalmente se a gravação for externa por causa dos ruídos do ambiente.
E sempre deixe legendas no vídeo. Pesquisas apontam que a maioria das pessoas assiste este conteúdo no mudo. Portanto, para ajudar as pessoas assistirem até o final, o CapCut cria legendas automaticamente com muita precisão. Só precisa trocar as letras maiúsculas ou a digitação de algum nome mais estranho.
Quer ajuda para os seus Reels?
Você leu até aqui como faço a edição dos meus Reels. Se mesmo assim você não quer editar o seu material para transformar neste formato, pode contar com meus serviços. Por isso, mande mensagem para meu WhatsApp por este link dizendo quantos Reels deseja e eu mandarei o orçamento.
Lembrando que você precisa ter todo o material que será usado, seja em fotos ou vídeos. Baseado no seu briefing, eu criarei o vídeo para postar no seu Reels.
Aproveite e siga meu Instagram ou continue no blog para aprender mais estratégias de Marketing Digital.