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Como vender pelo WhatsApp: 7 dicas para aumentar a conversão

Como vender pelo WhatsApp

Como vender pelo WhatsApp é um dos grandes desafios para empreendedores. Afinal, ele está em praticamente todos os celulares e smartphones dos brasileiros. Ou seja, se você tem um pequeno negócio, certamente já usa a plataforma como um dos principais canais de vendas.

Mas, se você chegou até aqui, está precisando de dicas para melhorar o desempenho. E você está no lugar certo. A seguir, eu vou mostrar quais são as cinco principais estratégias que uso para atrair os clientes.

Construa outros canais de comunicação

Eu considero que vender pelo WhatsApp é a fase final da venda. Afinal, onde você está “na cara do gol”, pois está em um território sagrado da privacidade de uma pessoa. É a oportunidade de tirar as últimas dúvidas, encaminhar o Pix e fechar a venda.

Para você chegar neste estágio, é necessário ter construído uma base forte de demonstração do seu produto ou serviço.

Para serviços

Portanto, não dependa apenas do WhatsApp para vender. Além disso, você precisa analisar a natureza do seu negócio. Se você oferece serviços (dentista, corretores de imóveis, produção de móveis planejados, banho para pets, etc), sugiro criar canal no YouTube, blog e Pinterest. Pois são canais onde as pessoas fazem pesquisas. E está comprovado que mais de 60% das buscas possuem intenção de compra.

Eu tenho parceria com uma equipe de canoa havaiana, onde ganho comissão por cada venda que fecho. O que eu fiz primeiro: escrevi este post com técnicas de SEO para quem pesquisar passeio canoa havaiana Salvador ele ser um dos primeiros na página do Google. No final do texto, eu coloco o link com um texto personalizado (que vou ensinar ainda neste post) que vai direto para o meu WhatsApp.

Desta forma, eu vendo quase todos os dias vagas sem investir dinheiro em anúncios. É um esforço maior, mas que depois compensa. Você pode usar a mesma técnica para o vídeo do YouTube, colocando o link na descrição.

Olha este exemplo de uma corretora de Salvador cujo vídeo está nas primeiras posições para a busca aluguel Itapuã (bairro da cidade). No mínimo, ela atrai boa parte de pessoas interessadas em conhecer o imóvel através dos vídeos, que traz o máximo da realidade da moradia e gera confiança com ela aparecendo mostrando os cômodos.

Como pode ver, a primeira coisa que ela coloca na descrição é o link para o WhatsApp dela.

Para produtos

Aqui, o Instagram e TikTok são poderosos, inclusive para quem oferece serviços. O primeiro por ser bastante usado pelos brasileiros e possibilitar postar fotos e vídeos criativos através do Reels, que tem um alcance gigante. E o TikTok está cada vez mais sendo consumido por todas as idades e todo tipo de conteúdo faz sucesso por lá. O ponto comum é usar as hashtags que tenham ligação com o seu negócio e o conteúdo ser envolvente.

Você pode colocar o link do seu WhatsApp na bio do Instagram e no perfil do TikTok, mas a estratégia que eu faço é incentivar que as pessoas falarem comigo no direct. Afinal, esta ação é mais simples de fazer, principalmente se você postar nos Stories.

No direct do Instagram, você fornece as informações que a pessoa perguntar e manda o seu número do WhatsApp. A maioria entra em contato por lá. Eu percebo que responder algumas dúvidas com áudios curtos faz a pessoa ter mais confiança durante a negociação.

O segredo é não criar conteúdos essencialmente vendedores, que pareçam um comercial. Afinal, as pessoas estão no Instagram e TikTok para se divertir e se informar. Por isso, traga uma dica legal da sua área e no final diga que pode entregar mais informações no direct e de lá você leva o potencial cliente para o WhatsApp.

Use links com textos personalizados para seu WhatsApp

Para complementar a dica anterior, quando você tiver a chance de usar um link, seja no blog ou para o perfil no Instagram, este recurso é muito útil para você saber de onde a pessoa está vindo.

Para ajudar na construção deste link, eu gosto de usar o WhatsApp Link Generator. Depois de clicar no botão verde Create Link Now, vai abrir esta tela.

No primeiro campo, você coloca o código do Brasil + DDD + número. Ou seja, sempre digite 55 primeiro, depois o DDD da sua cidade e o número. O segundo campo é onde vem o texto que você vai colocar. No final, eu gosto de colocar um meu nome é para incentivar que a pessoa já escreva o nome.

O Status é uma fonte surpreendente de potenciais clientes

Você sabe o que é o Status do WhatsApp? É o espaço onde você pode publicar imagens e vídeos de até 15 segundos por vez, da mesma forma que os Stories do Instagram. Ele fica na parte de baixo do aplicativo.

É uma opção que muitos ignoram, mas para você é uma mina de ouro. Afinal, este conteúdo estará disponível para quem tem seu número salvo. Ou seja, amigos, familiares e pessoas que já entraram em contato com você alguma vez na vida.

Quando eu publiquei sobre a canoa havaiana, alguns amigos compraram de mim. O processo foi tranquilo, já que eles me conheciam. Além disso, pode ser uma fonte de indicação para quem visualizar e lembrar de quem pode se interessar pelo que você está vendendo.

Por isso, quando você postar nos Stories, salve o conteúdo e publique nos Status. Na legenda, reforce que qualquer dúvida pode falar com você.

Use listas de transmissão para vender no WhatsApp com mais tranquilidade

Quando o WhatsApp se estabeleceu no país, muitos empreendedores colocavam os clientes em um grupo. Mas esta medida pode gerar alguns problemas de gerenciamento.

Imagine que você tem uma pequena loja de vestidos. Portanto, tem uma quantidade limitada de cada modelo. Quando você avisar no grupo que possui três novos vestidos e quatro pessoas querem fazer o pedido. Com perdão do trocadilho, que saia justa, né?

Por isso, eu sempre recomendo usar listas de transmissão. Desta forma, você deixa seus clientes por dentro dos lançamentos, promoções e outros fatos da empresa sem correr risco como eu mencionei.

Além disso, você precisa seguir uma regra fundamental: só adicionar pessoas que concordaram com isso. Do que adianta colocar amigos, familiares e conhecidos apenas para ocupar espaço? Você só vai aborrecê-los com mensagens que não serão de interesse.

Planeje a quantidade de mensagens que serão enviadas

Por mais que o seu cliente goste da sua empresa, não é legal receber ofertas diariamente. Exceto em caso de quentinhas para o almoço ou algum produto que precise desta frequência de consumo.

Se você não gostaria de receber esse conteúdo todo dia, por que seu cliente adoraria? Por isso, eu envio no máximo duas mensagens por semana, a não ser que role uma novidade extraordinária.

Aproveite este momentos de envio para entregar dicas legais relacionadas a sua área. Se você é uma loja para pets, vale mandar um link para uma matéria sobre alimentação saudável para cães. Caso este texto mencione alguma ração que você tenha em estoque, vale citar este fato.

Mostre logo que é uma pessoa confiável

Confiança é a base de qualquer tipo de relação, ainda mais no momento de vender pelo WhatsApp. Por isso, configure corretamente o seu perfil. Coloque seu nome e sobrenome, deixe sua foto ou da sua empresa visível para todos os contatos e, de vez em quando, vale até mandar áudios curtos para a pessoa perceber que está fechando negócio com quem estará sempre disponível.

No meu caso, eu sigo estes passos. Afinal, ambos os lados terão que confiar um no outro. Eu envio o meu próprio Pix. Se você usar de outra pessoa, sinalize antes para o cliente e entregue o mais rápido possível o que foi vendido.

Desta forma, seu cliente vai indicar para os amigos justamente por causa deste atendimento diferenciado.

Configure o WhatsApp Business

Esta versão foi criada para atender todas as necessidades comerciais do empreendedor. Com ele você pode:

  • Possibilita colocar as informações da empresa além de indicar que é o contato oficial
  • Criar catálogos com seus produtos
  • Automatizar mensagens avisando sobre o horário comercial
  • Etiquetas e filtros para você saber como está a situação de cada cliente
  • Carrinhos de compras para facilitar o envio do pedido por parte do cliente

O que achou destas dicas para vender pelo WhatsApp?

Se você está no início da carreira empreendendo, vender pelo WhatsApp pode se mostrar desafiador. Mas acredito que, com estes passos, você chegará mais rápido do que você pensa na sua primeira venda.

Eu deixo abaixo alguns depoimentos que recebi de uma aula que dei com algumas dessas estratégias, principalmente incentivando a informarem o preço nas peças. Atenção ao primeiro comentário, onde a aula conseguiu de cara 3 vendas.

Por isso, caso você queira agendar uma consultoria comigo, vamos conversar pelo WhatsApp por este link. Aproveite e saiba como ganhar dinheiro usando o Instagram.

2 thoughts on “Como vender pelo WhatsApp: 7 dicas para aumentar a conversão

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