Ganhar dinheiro no Instagram é possível, mesmo que você não tenha milhares de seguidores. Afinal, o importante não é ter quantidade e sim qualidade. Por incrível que pareça, tem muitos perfis com milhões de seguidores, mas não conseguem vender produtos como foi o caso desta garota.
A matéria aponta os erros que esta influenciadora cometeu.
Lembrar que seguidores não serão consumidores do que você vender. Ou seja, mesmo dos “gigantes” do Instagram, só uma pequena porcentagem realmente comprará a sua oferta. Além disso, as camisas eram bem diferentes do estilo que ela publicava com frequência. E para piorar, ela postou sobre o produto apenas duas vezes e em menos de 15 dias já considerou o negócio um fracasso. Para um negócio ter retorno, é necessário mais tempo de investimento, esforço e trabalho.
Como começar a vender no Instagram
Por isso, você precisa ter em mente alguns fatos sobre ganhar dinheiro no Instagram e em outros cantos da internet.
- Você precisa manter presença constante para ter resultado a médio e longo prazo. E este tempo será maior se você não turbinar os posts (pagar para alcançar mais pessoas). Quando um pet shop patrocina um post falando sobre os serviços e segmenta para quem tem interesse por cães, há muito mais chance de venda do que postar e esperar que alguém entre em contato.
- Nunca, em hipótese alguma, compre seguidores. Este é o ponto onde muita gente erra. Você terá muito mais chance de vender ao publicar em um perfil que reúne 100 seguidores reais do que para 5000 robôs que só vão prejudicar o desempenho do seu perfil.
- Identifique qual é o problema que seu produto ou serviço resolve. Assim, você vai se concentrar em criar conteúdo mostrando esta solução para sua audiência. Por isso, vale a pena equilibrar a quantidade de posts de venda com conteúdos que trazem dicas bacanas ou ensinem algo prático.
- Faça vídeos demonstrando o produto ou serviço em ação. Quem trabalha com imóveis, pode fazer stories em vídeo mostrando a sala, o quarto e comentando como ela é perfeita para uma família de 4 pessoas. Desta forma, você sai na frente de muitos corretores que só postam o folheto e nada mais.
Como ganhar dinheiro no Instagram sem ter produto
E quando você não tem um produto ou serviço próprio? A melhor alternativa é criar parcerias. Ou seja, tornar-se afiliado digital, onde você divulga o infoproduto de outra pessoa e recebe comissão por isso. Você pode consultar aqui como fazer isso.
Neste caso, vale a pena se cadastrar com um produto de uma área que você tem afinidade e criar um perfil focado no tema. Exemplo: você se torna afiliado de curso para emagrecimento. Abra um perfil no Instagram totalmente sobre emagrecimento, dieta e coloque o seu link na bio. Use as dicas acima para planejar o conteúdo e sempre no final indique o link para a compra.
Ou você pode fazer parceria com alguma empresa da cidade. Eu, por exemplo, fiz parceria para vender o passeio para Ilha dos Frades e uso vídeos como este que editei para mostrar a beleza do lugar e gerar a vontade das pessoas comprarem.
Tem talento para tirar boas fotos? Você pode vendê-las. Eu mesmo já informei no perfil que eu gerencio, o A Vida Em Salvador, que as fotos estão à venda. Assim você publica conteúdo que agrada a muitas pessoas e possibilita que alguns seguidores se interessem em fazer quadros com elas.
Caso você tenha habilidade com edição de vídeos, você pode oferecer este serviço para edição de Reels. Afinal, esta parte do Instagram possibilita que ganhe muito engajamento e seguidores. A estratégia é você publicar no Reels do seu perfil este vídeos bacanas e falar que oferece este serviço.
Enfim, existem muitas opções para começar a ganhar dinheiro no Instagram. Por isso, caso você queira me ajuda personalizada, eu faço consultoria virtual. Fale comigo no WhatsApp ou preencha o formulário para você ter mais informações.
Pingback: Como vender pelo WhatsApp: 7 dicas para aumentar a conversão