O que colocar na bio do Instagram para ganhar seguidores, gerar engajamento e, logicamente, vendas é uma das maiores dúvidas de quem quer usar profissionalmente uma das plataformas mais populares do mundo. Afinal, a biografia do Instagram é a primeira coisa que uma pessoa visualiza.
Por isso, este post vai te mostrar o passo a passo que as pessoas que fazem a minha consultoria recebem como estratégia para aumentar o acesso à página indicada ou outra forma de contato.
O que é bio do Instagram?
Antes de tudo, é necessário definir o que é bio do Instagram. É a área formada pela foto do perfil, as informações e o espaço reservado para colocar o link desejado. Eu recomendo que seja o site ou blog, mas caso não tenha pode ser o link para o WhatsApp, por exemplo. Neste texto sobre como vender para WhatsApp eu mostro como gerar este link.
Pela minha experiência e observação, muita gente não sabe onde fica a bio. Por isso, no momento de fazer a CPA (Chamada Para Ação) na legenda, vale escrever clique no link que está no perfil ou algo do tipo. Mas se a sua área é voltada para o Marketing Digital, por exemplo, pode usar bio mesmo. Pois é provável que a maioria dos seguidores entenda este termo.
Uma parte importante da bio é o Destaque. Onde você pode favoritar Stories estratégicos que mostrem mais sobre a empresa, depoimentos de clientes, o que a marca vende e outras informações.
Como editar a bio do Instagram
E o que escrever? Qual frase colocar na bio? Como o perfil permite apenas 150 caracteres, é necessário otimizar o tempo. Por isso, eu recomendo que você use emojis. Afinal, ele facilita a compreensão das informações.
Além disso, eu indico frase que mostre rapidamente o benefício do seu produto ou serviço. Se ainda tiver espaço, pode citar uma conquista importante.
Para fazer a edição das informações, basta apertar no botão Editar perfil e colocar o texto. Ao final é só salvar.
Como fazer uma biografia chamativa no Instagram
Chegou a hora de você executar tudo que você precisa para ter uma bio do Instagram que chama atenção dos novos seguidores. Logo abaixo explicarei cada tópico.
- Use foto que mostre seu rosto de forma clara
- Coloque seu nicho ao lado do nome
- Frase sobre o seu negócio
- Coloque o link
- Escolha um botão de ação
- Organize os destaques
Use foto do seu rosto
Lembre-se que o perfil é profissional. Caso você tenha uma empresa com mais uma pessoa, vale colocar o logotipo da empresa. Se atua sozinho ou sozinha, prefira fotos com fundo onde tenha apenas uma cor e que favoreça o contraste com seu rosto. Afinal, você é sua “própria marca”.
Escreva o nicho junto com o nome
Cada palavra escrita na bio contribui para seu perfil ser localizado através das buscas que as pessoas fazem dentro do Instagram. Use o espaço do nome, pois ele tem peso muito grande na pesquisa. Eu uso Caio Costa – Marketing Digital.
Portanto, use o nome da profissão ou área que você atua para ser uma opção de potenciais seguidores.
Frase que defina o seu negócio
Como já expliquei, aqui é o momento de falar o que você faz para audiência.
Botão de ação na bio do Instagram
Esta função é muito interessante, pois facilita o envio de e-mail, por exemplo. Escolha uma das opções que serve melhor para sua empresa.
Quais destaques não podem faltar no Instagram?
O que tem que ter nos destaques do Instagram? Assim como a produção de conteúdo, eu acredito que fica a critério de cada pessoa. Afinal, não há uma “receita de bolo” para ter destaques na bio perfeitos. Mas vou mostrar quais eu usei, pois atuo como consultor de Marketing Digital.
- Quem sou eu: falo rapidamente sobre minha carreira e experiências.
- Meus serviços: aqui eu comento sobre quando você contratar minhas consultoria. Caso precise de ajuda para organizar o seu conteúdo, técnicas de SEO para seu blog ou site, abrir ou melhorar o desempenho do seu Perfil de Empresas no Google (antigo Google Meu Negócio).
- Depoimentos: eu marco o que meus alunos e quem recebe consultoria publica nos stories e vira prova social sobre a qualidade do meu trabalho.
Mas, logicamente, você pode acrescentar outros destaques que tenham a ver com o seu negócio. Se você tiver um restaurante, por exemplo, pode colocar o menu com fotos dos pratos principais, localização para explicar como chegar e por aí vai.
Se você achou este conteúdo útil, compartilhe este link com quem precisa melhorar a bio do Instagram. Aproveite e me siga no Instagram para mais dicas sobre Marketing Digital e produção de conteúdo.
Caso queira saber mais detalhes sobre como contratar minha consultoria, fale comigo por aqui.