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Perfil da Empresa no Google: como criar o antigo Google Meu Negócio

Perfil da Empresa no Google

O Perfil da Empresa no Google é o substituto oficial do Google Meu Negócio. Mas, na prática, ele funciona exatamente como a plataforma perfeita para empreendedores e empresas atraírem potenciais clientes a custo quase zero.

Afinal, o objetivo continua aparecer para quando a pessoa pesquisa no maior site de busca do mundo sobre o produto ou serviço, principalmente se estiver próximo a ela. Afinal, cerca de 61% das buscas possui intenção de compra. Portanto, é um aliado poderoso para negócios locais venderem mais com menos custo e este post vai te ajudar a montar o perfil ideal para sua empresa.

O grande problema é que pequenos empreendedores, que geralmente não possuem condições de contratar um profissional de Marketing Digital, não conhecem bem o poder da ferramenta ou até abre o perfil, mas por falta de tempo e outras tarefas, acaba deixando de lado.

Por isso, este post vai te ajudar com os passos essenciais para atualizar o seu Perfil da Empresa no Google.

Quais as vantagens em ter Perfil da Empresa no Google?

Você pode achar que é “bom demais para ser verdade” a maior ferramenta de busca do mundo proporcionar tantas vantagens sem você precisar pagar por isso. Mas é real. Por isso, olhe o que sua empresa terá quando você realizar o cadastro.

  • Adicionar as informações comerciais no Maps
  • Aparecer organicamente nas pesquisas realizadas sobre a área de atuação
  • Ter um canal oficial com todas as informações sobre sua empresa
  • Exibir comentários e depoimentos positivos de clientes fiéis

Imagine que você tem um restaurante especializado em comida tailandesa em São Paulo. Centenas de pessoas amam esta culinária, mas não sabem da existência do seu local. Quando pesquisam por comida tailandesa ou restaurante tailandês são paulo o Google mostra em destaque os seguintes estabelecimentos.

Como você pode observar na imagem, a pesquisa no Google está cada vez mais intuitiva sobre a intenção da busca. Coloquei comida tailandesa, veio praticamente a mesma lista de restaurantes. Além disso, as pessoas podem acessar para saber mais sobre horário de funcionamento, pratos, avaliações de clientes e acionar o GPS caso tenha dúvidas de onde fica.

Olha esta estratégia da clínica onde fiz um tratamento dentário. Deixou esta placa na recepção. E a recepcionista comentou que já percebeu resultados em poucos dias, pois a clínica arrumou todo o seu perfil, o que ajudou muito nesta subida nas pesquisas.

Lembrando que tudo isso você faz gratuitamente. Mas, logicamente, é necessário ter estratégia para ficar entre os três primeiros resultados como mostrei mais acima. Neste texto eu vou mostrar algumas delas, mas caso queira contratar meus serviços para arrumar ou criar o seu perfil, fale comigo no WhatsApp.

Mesmo não usando o nome, você pode gerenciar tudo pelo aplicativo do Google Meu Negócio.

Como colocar gratuitamente a empresa no Google

Caso sua empresa seja nova ou não tenha criado seu espaço no Google, acompanhe o passo a passo de como criar o antigo Google Meu Negócio da sua marca. Ele serve tanto para negócios com sede física quanto para quem atua 100% online.

  • Primeiro, acesse este endereço faça login com seu Gmail
  • Escreva o nome da empresa e determine em qual categoria ele está
  • Escolha se clientes podem visitar o local de trabalho
  • É possível adicionar uma área da cidade que você atua
  • Preencha o número de telefone e site que tenha a URL com mesmo nome da marca. Exemplo: Restaurante chamado Minha Comida e endereço minhacomida.com.br
  • Preencha o endereço onde você receberá a carta com o código para verificar sua empresa no Google
  • Adicione horário de funcionamento
  • Permita que os clientes enviem mensagens para você
  • Faça uma descrição sobre sua empresa. Pense em um texto onde você explica o que é sua empresa, os principais serviços e outras informações úteis que facilitem a busca.
  • Coloque as primeiras fotos. Para negócio físico, coloque foto da fachada, da região e o ambiente.

Se o serviço é online, vale colocar fotos do produto. Se você presta serviços, como no meu caso, poste fotos de eventos ou momentos que você está ação. Veja como é o meu espaço no Google.

O que fazer para tentar as primeiras posições na busca

Colocar o perfil da empresa no Google entre os primeiros resultados é relativamente simples, mas exige dedicação, pois é a atualização constante o ponto chave para alcançar este objetivo.

Ou seja, publique novidades relacionadas ao seu negócio pelo menos duas vezes por semana. Desta forma, a tendência é o Google priorizar seu perfil. Além disso, por experiência própria, quando faço pesquisa de negócio em vários nichos, a maioria está desatualizada. Portanto, se você adotar este hábito, suas chances de aparecer no top 3 é muito grande.

Este espaço da sua empresa é ótimo para seu site ou blog. Este post que você está lendo, por exemplo, eu coloquei este texto como atualização. Faça o mesmo com seu site. No notebook ou computador, na área de gerenciamento, aperte em Criar postagem.

Na área do status, coloque um texto breve sobre a novidade. Na parte de baixo, escolha a chamada para ação mais adequada e o link do post. E está pronto.

Além disso, sempre que puder, publique fotos de ações ou eventos importantes que foram realizados. Vale até mesmo pedir autorização dos clientes para publicar estas fotos.

Outra medida que vai ajudar muito é organizar os produtos e serviços. Desta forma fica fácil para o potencial cliente entender se sua empresa oferece o que ela está buscando. No meu, eu usei fotos para ilustrar sobre palestras e treinamentos e para serviços coloquei uma imagem.

Voltando ao exemplo do restaurante. É possível mostrar o cardápio com fotos atraentes dos pratos, por exemplo. Para lojas de móveis planejados, um catálogo das peças disponíveis. Ou seja, é só adaptar esta ideia para sua empresa.

A importância dos comentários

Outra parte essencial para sua marca ficar no pódio das pesquisas é ter comentários. Portanto, incentive seus clientes a acessar o perfil da empresa e deixar 5 estrelas, como a clínica fez. Afinal, além de servir como prova sobre a qualidade do seu produto ou serviço, vai ajudar na relevância do espaço.

Além disso, resista à tentação de apagar comentários negativos. Nestes casos, é muito melhor responder com educação e entender o ocorrido. E esta atitude mostra para o público que você se preocupa com todos os clientes. Se você apagar, corre o risco desta pessoa fazer ainda mais propaganda negativa com os amigos.

Atualizar é preciso

No ano passado, eu fui procurado para melhorar a posição de um grande shopping de Salvador. Naquele momento, quem procurava por “shopping em Salvador”, ele aparecia atrás de vários shoppings de bairro, ficando até mesmo na segunda posição.

O motivo era justamente por ter poucas fotos e texto muito genérico.

Enquanto eu fiquei responsável em atualizar as informações com texto baseado em técnicas SEO, o shopping voltou a ficar entre os primeiros lugares.

Quando terminou o meu período de contrato, eu verifiquei que a última atualização aconteceu há meses. Portanto, o shopping voltou a perder posições, mas pelo menos continua na primeira página.

Por isso, eu volto a reforçar sobre a importância de você se planejar para deixar o seu Perfil no Google sempre com novidades.

Para quem não tem tempo, qual a melhor alternativa?

Se você chegou até aqui, certamente entendeu como é importante atualizar o Perfil da Empresa no Google. Pode parecer complexo no início, mas logo você se acostuma. Mas se você mesmo assim não sente confortável em fazer tudo isso, você pode contratar meu serviço para criar ou organizar o seu espaço.

Eu deixo ele no ponto ideal para conquistar mais posições na busca que as pessoas fazem relacionadas à sua área. Depois é só você atualizar com fotos, posts, vídeos curtos e outros conteúdos, além de responder todos os comentários, inclusive os elogios.

Por isso, basta falar comigo no WhatsApp para a gente acertar o serviço. Por falar nisso, aproveite e leia agora sobre como vender mais usando o WhatsApp. E me siga no Instagram para mais dicas e estratégias de Marketing Digital.

Compartilhe este texto com quem está empreendendo e precisa dominar esta técnica.

3 thoughts on “Perfil da Empresa no Google: como criar o antigo Google Meu Negócio

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